Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Stephen Hawking: Sacerdote Georges Lemaitre é o pai da teoria do Big Bang


VATICANO, 28 Nov. 16 / 05:30 pm (ACI).- Em uma conferência pronunciada no Vaticano durante o encontro sobre “Ciência e Sustentabilidade”, organizado pela Pontifícia Academia das Ciências, Stephen W. Hawking, físico teórico e professor da Universidade de Cambridge, defendeu o legado científico do sacerdote belga e professor de física na Universidade Católica de Lovaina, Georges Lemaitre.

Para Hawking, Lemaitre é “o pai do Big Bang”.

A teoria do Big Bang propõe que o universo se encontrava inicialmente em um estado de grande densidade e depois de uma enorme explosão teria entrado em um processo de expansão e resfriamento no qual nos encontraríamos na atualidade.

Tradicionalmente, tem-se considerado que o pai desta teoria é o físico e astrônomo soviético de nacionalidade norte-americana George Gamow, cujos estudos e pesquisas dão aportes essenciais para a explicação das origens do universo e da consolidação da teoria do Big Bang.
No entanto, Hawking garantiu em sua palestra que “Georges Lemaitre foi o primeiro a propor um modelo no qual o universo teve um começo infinitamente denso. Assim, ele e não George Gamow é o pai do Big Bang”.

Em sua intervenção, o professor Hawking expôs diferentes conceitos e teorias relacionadas com a origem e natureza do universo como as ondas gravitacionais, o multiverso ou as micro-ondas procedentes dos instantes prévios ao Big Bang.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...