Páginas

segunda-feira, 3 de março de 2014

Campanha da Fraternidade 2014. “Fraternidade e Tráfico Humano”. CNBB fraquíssima em Espiritualidade, tema nada a ver com Quaresma!


Campanha da Fraternidade 2014. Tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”

As Informações e Cursos sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2014, que terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tratam e abordam sobre o tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho; formas de enfrentamento ao tráfico humano; a abordagem da questão da escravidão e tráfico humano na bíblia e no ensino social da igreja, à luz da dignidade e dos direitos humanos; propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia.

Alguns poderiam dizer: "Nossa, que tema caro e belo!, a CNBB sempre trás temas legais para serem refletidos durante a Quaresma. Que bom!". É verdade, quem poderia dizer que são temas ruins os que a CNBB incluem frankensteineamente durante a Quaresma? Só um maluco para ser contra né?! Então eu sou um maluco! Vamos pensar um pouquinho e aqui pra nóis, é prioridade mesmo falar de Tráfico Humano durante a Quaresma? Não se trata de puro desvio de pensamento, debate e infiltração ideológica? Não será uma Xeque-Mate na espiritualidade da Nação Brasileira? 

Num Tempo que se deve propor oração, jejum e penitência (coisa mais fundamentada na bíblia e na história de Jesus, portanto valorizadas com base na espiritualidade) a CNBB que já anda meio pálida de desbotada, não está levando ninguém a rezar e conhecer a história exemplar de Cristo. Cadê o foco no Tempo litúrgico? Advento deve-se falar da espera Daquele que virá; Natal deve-se falar Daquele que nasce; Pentecostes deve-se falar do Espírito Santo; dia de São José, sobre São José e assim por diante. Agora quaresma fala-se de quê??? Eu penso que deveria falar dos quarenta dias que Jesus ficou no Deserto, mas segundo a CNBB não. Podemos falar de qualquer coisa: de água, macaco, prédios, mato, vento e agora de crimes, coisa do 'CSI investigação criminal'.

Sinceramente, se deveríamos falar de alguma coisa na Quaresma, seria sobre Jesus, devoções, orações, confissões etc. Mas a CNBB cassa um tema esquisito que graças a Deus quase não vemos acontecer (é horroroso quando ocorre), mas que não conhecemos em escala grande assim para se ter que criar uma Campanha. É como se o governo criasse uma campanha para vacinar pessoas com Doença de Pelizaeus-Merzbacher. É boa a intenção de vacinação, mas não precisa parar a população por algo que não é ameaça ou corriqueiro.

Pelo que consta, as Campanhas da Fraternidade são criadas a partir de uma escolha provinda do povo. Sei não viu, se é que vem, penso que este povo tá assistindo muita novela da Globo. Recentemente, foi ao ar uma tal novela de cunho Espírita (quase todas são) e meio Umbandista que abordou este assunto copiado pela CNBB, a novela é 'Salve Jorge'. Acho que o povo da CNBB (com algumas exceções) é tudo noveleiro.

CNBB, CNBB até tu? Logo de quem esperaríamos um pouco mais de palavras de pastoreio. Falem um pouco mais de Jesus, o povo precisa. Tem inúmeras pessoas querendo conhecer Jesus e pelo visto não será pelas campanhas que os novos cristãos conhecerão o Senhor dos Senhores. Mais uma vez a CNBB toma a responsabilidade dos outros sem ao menos cumprir a sua.

Tenho minhas desconfianças perante a CNBB nas questões de campanha e outras mais. É meio azedo isto mas.... Em 2012 a CNBB lançou a Campanha da Fraternidade sobre Saúde no Brasil e encapou uma imagem de Médico nos cartazes. Em 2013, 'em resposta' o PT lançou o 'Mais médicos'. Que alinhamento CNBB-PT hein! 

Agora a CNBB vai lançar campanha contra tráfico humano, tema importante mas que nada tem haver com Quaresma. Será que vai ser base para o PT trazer Cubanos para nos ensinar a proteger contra o tráfico de pessoas? Neste quesito, deveria se importar com o tráfico de médicos escravos que o PT está fazendo atualmente.

Então vai uma dica de como viver a Quaresma:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...