Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CNBB: Nota de condolências pelo falecimento de dom Luiz Gonzaga Bergonzini


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com pesar, a notícia da morte de dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos (SP). Ele faleceu na manhã desta quarta-feira, 13 de junho de 2012, depois de um período de enfermidade.


Dom Bergonzini nos deixa uma herança espiritual de grande valor. Sua vida de bispo foi marcada pela total devoção à Igreja e vigoroso serviço às comunidades que foram confiadas ao seu pastoreio. Nomeado pelo Papa João Paulo II em 04 de dezembro de 1991, assumiu a diocese de Guarulhos em 23 de fevereiro de 1992. O Papa Bento XVI aceitou a renúncia de dom Bergonzini ao governo da diocese em 23 de novembro do ano passado.


Nesses últimos dias de vida, ainda na UTI do hospital, dom Bergonzini mantinha firme e esperançosa comunicação por meio das postagens em seu blog pessoal. No último post, em 1 de junho, ele manifestou sua confiança na divina Providência e renovou a disposição de continuar sua tarefa de discípulo missionário de Cristo: “Desde pequeno, quando entrei no seminário, estou segurando nas mãos de Deus, para que Ele me conduza para onde quiser, que eu aceito tudo e só tenho a agradecer”.


Seu lema episcopal foi retirado da expressão de reconhecimento e de humildade de João Batista que confessa sua alegria em acolher o Messias: “É necessário que Ele cresça” (Opotet Illum Crescere). O seu ministério como sucessor dos apóstolos tem a marca dessa dedicação à Jesus e do compromisso com o Evangelho.


Enviamos nossa saudação de condolências ao irmão dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos, aos familiares e amigos e estamos unidos ao povo da diocese para celebrar ação de graças pela vida e obra de dom Bergonzini.


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...